20/12/2012 8h33 Por FOX SPORTS

Definidos todos os times da Copa Libertadores 2013

Sorteio dos grupos acontece nesta sexta-feira (21 de dezembro), com transmissão ao vivo no FOX Sports

Principal competição disputada por times da América do Sul no primeiro semestre, a Copa Bridgestone Libertadores já tem os times que disputarão o torneio em 2013. Ao todo, são 38 equipes participantes, sendo 32 na fase de grupos e mais seis que ficarão de fora na fase prévia, disputada em sistema de mata-mata.

CONFIRA COMO FICARAM AS VAGAS POR PAÍS

Ao contrário de outras edições, o sorteio dos grupos acontece com todos os classificados definidos. Assim, a tabela não ficará com aquelas dúvidas de qual time vai pegar qual, como Peru 2, Bolívia 3, etc.. O sorteio, que terá transmissão ao vivo no FOX Sports, será nesta sexta-feira (21 de dezembro), às 12h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Entre os brasileiros, estão os rivais Corinthians, atual campeão do torneioPalmeiras, que apesar da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro também brigará pelo título continental graças ao triunfo na Copa do Brasil de 2012. Fluminense Atlético-MG se garantiram ao ficarem com a primeira e segunda posição do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Grêmio e São Paulo ficaram com as posições seguintes e serão os outros representantes nacionais, mas estão classificados na chamada Pré-Libertadores.

Leia também: Fluminense pode pegar Grêmio ou LDU pelo grupo 8 da Libertadores

Veja todos os duelos da pré-Libertadores 2013

São Paulo pega o Bolívar na pré-libertadores

Grêmio enfrentará LDU de Quito na pré-Libertadores

Atlético-MG e São Paulo podem se encontrar na primeira fase da Libertadores

Corinthians enfrenta San José, Millonarios e Tijuana

Palmeiras enfrenta Libertad, Sporting e Tigre ou Anzoategui

O primeiro argentino se classificar foi o Arsernal F.C., também conhecido como Arsenal de Sarandí. O clube foi o campeão do Torneio Clausura 2012, que fechou o Campeonato Argentino da temporada 2011/2012. Outro campeão que se classificou foi o Vélez Sarsfield. A equipe garantiu vaga vencer o Torneio Inicial. Boca Juniors e Newell´s Old Boys foram os dois melhores colocados na tabela agregada de 2012 e também se classificaram. Por fim, o Tigre conquistou o direito de entrar na Pré-Libertadores depois de ser o melhor clube argentino na Copa Bridgestone Sul-Americana de 2012, de acordo com as regras do país.

Grupo 1 da Libertadores 2013 tem Barcelona, Nacional, Boca e Toluca

A Bolívia será representada com três times no torneio. O The Strongest e o San José, campeão e vice do Apertura e Clausura 2012, respectivamente. Assim como o Bolívar, que foi o terceiro colocado do Clausura, e garantiu a vaga ao vencer o terceiro colocado do Apertura.

No Chile, O Universidad de Chile conseguiu a classificação ao ser campeão do Apertura 2012. O Huachipato, por sua vez, venceu o Clausura 2012 e também garantiu presença na Libertadores do ano que vem. Já a outra, foi preenchida pelo Deportes Iquique, através da pontuação total do ranking 2012.

O Independiente Santa Fé é um dos clubes colombianos que tem presença garantida na Libertadores 2013, já que foi o campeão do Torneio Apertura 2012. O Tolima, que eliminou o Corinthians na Pré-Libertadores de 2011, garantiu sua classificação por ser a equipe com a soma de melhor pontuação na tabela agregada anual. A última vaga foi preenchida pelo campeão do Finalización 2012, o Millonarios.

Equador:

Com três vagas destinadas ao país, o Barcelona de Guayaquil garantiu a classificação ao ser campeão da primeira fase do Campeonato Equatoriano. As outras vagas foram preenchidas pela LDU, que venceu a segunda fase da competição, e pelo Emelec, que conseguiu se garantir pela soma total de pontos entre as tabelas.

No México, o Toluca foi o primeiro a se classificar, quando foi o melhor na primeira fase do Apertura 2012. Os outros dois classificados são o Tijuana e o León, segundo e terceiros colocados na fase inicial do Apertura.

Quase sempre presente na Libertadores, o Cerro Porteño se classificou ao levantar o título do Apertura 2012. Assim como em outros países, as outras vagas ficaram o com o campeão do Clausura, o Libertad, e o clube que mais somou pontos no ranking agregado de 2012, o Olimpia.

Independiente Sante Fé e Cerro Porteño aparecem no grupo 6

Peru:

No Peru, os clubes melhores colocados no campeonato nacional peruano garantiram vaga na Libertadores 2013. O Sporting Cristal, com a melhor campanha, foi o primeiro da lista. Já Real Atlético Garcilaso e o Universidad César Vallejo, são os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Campeão do Campeonato Uruguaio 2011/12, o Nacional foi o primeiro a conquistar o lugar no torneio sul-americano. O clube foi seguido pelo Peñarol, que teve a melhor pontuação na tabela anual, e pelo Defensor Sporting, que teve a segunda melhor pontuação.

Fechando a lista de países e classificados, os representantes da Venezuela na Copa Libertadores. O Deportivo Lara foi o primeiro classificado, pois venceu o Apertura de 2011 e o Clausura de 2012. Assim, Caracas e Deportivo Anzoátegui garantiram as vagas pelas pontuações da tabela anual.